quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Paróquia Nossa Senhora do Loreto Acolhe Assembleia da Iniciação Cristã







Pastoral do Batismo





Aconteceu no sábado passado dia 14/11, de 08 às 13:00 a 32ª Assembleia Arquidiocesana da Iniciação Cristã, no Santuário de Nossa Senhora de Loreto, com o tema: A Iniciação Cristã e o cuidado com a casa comum; com o objetivo de refletir e apresentar propostas de ação a partir da Encíclica Laudato Sí do Papa Francisco.

A assembleia contou a presença de Dom Orani que presidiu a Santa Missa, logo no inicio. Todos os Vicariatos estiveram bem representados por muitos catequistas, padres e religiosas.

Apesar das dificuldades, sentiu-se a presença e intercessão de Nossa Senhora da Divina Providência, muito invocada pelos participantes, onde faltou energia elétrica em alguns momentos do evento, mas conseguiram fazer acontecer, com esforço e emoção.





Catequese Infantil




Foi a Assembleia dos desafios: o primeiro deles foi que cada catequista deveria levar seu copo, também assumiram compromisso de plantar uma árvore em cada comunidade, algumas foram contempladas com sorteio de uma muda, essa poderá ser plantada na paróquia ou em casa de paroquiano, se todos fizeram haverão muitas árvores plantadas no fim do ano.

A Banda Adoremus animou o evento. A equipe dos Lectionautas fez a entrada solene e entronização da Bíblia.


Dom Roque falou sobre a Encíclica Laudato Sí - ressaltando alguns: nº 15, 160, 213, 13 e 102.









Catequese Especial

As propostas foram apresentadas de maneiras criativas. A Catequese Especial sugeriu Trabalhar a inclusão e preparar espaços e estruturas para deficientes. 


Pré-catequese

 A Pré-catequese ressaltou o cuidado com a natureza, propondo que devemos ensinar as crianças, desde cedo a não jogar lixo no chão - lixo no lixo. 






Pastoral do Batismo propôs em suas palestras valorizar os símbolos do batismo valorizando as obras do Criador, água e óleo.







Catequese de Jovens e Adultos
 A Catequese de Jovens e Adultos sugeriu que os encontros sejam sem telefone celular, animar os jovens a ter mais contato pessoal e deixar a tecnologia de lado. A catequese Infantil para nos animar a Adoração, nos apresentou vários tipos de pão que conhecemos: pão de queijo, pão francês, pão de batata etc. 
E a proposta é apresentar o verdadeiro pão que nos alimenta e nos sustenta: o Pão Eucarístico. Fazer a diferença do pão comum, que tanto gostamos, desse maravilho Pão do Céu Passagem bíblica: Jo 6,32-35 - Jesus respondeu-lhes: 



“Em verdade, em verdade vos digo: Moisés não vos deu o pão do céu, mas o meu Pai é quem vos dá o verdadeiro pão do céu”...  “Eu sou o pão da vida: aquele que vem a mim não terá fome, e aquele que crê em mim jamais terá sede.”


Momento da Adoração ao Santíssimo Sacramento




















A assembleia terminou com Adoração ao Santíssimo, conduzida pelo Padre Eufrázio Luiz Morais da Silva. Momento de muita unção, louvor, gratidão a Deus pela Casa comum dada por Deus e pelas graças recebidas neste ano.









Foi uma manhã de muito crescimento, vencendo as dificuldades e fazendo o que foi planejado.















Nada nos separará do Amor de Deus!







Colaboração: Jacira Santos-Pascom


Nenhum comentário:

Postar um comentário